Creches privadas dizem que é “urgente” saber se gratuitidade vai ser alargada

"A Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP) tem agendada para esta sexta-feira uma primeira reunião com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, para a qual leva um conjunto de perguntas e reivindicações. A mais “urgente” das quais, refere Susana Batista, que lidera a ACPEEP, é saber se o Governo pretende alargar a gratuitidade das creches, como anunciou ser sua intenção, aos jardins-de-infância e pré-escolar. “É uma questão de definir a continuidade pedagógica das crianças e é absolutamente urgente decidir isto”, diz."

Ver notícia completa em:


https://www.publico.pt/2024/05/03/sociedade/noticia/creches-privadas-urgente-saber-gratuitidade-vai-alargada-2088996

Bola de neve de problemas nas creches e nos jardins-de-infância

A falta de vagas nas creches foi reconhecida pelo governo, mas a medida para tornar as creches gratuitas é vista como um “contrassenso total” pela APEI.
Já nos jardins-de-infância, a maioria das crianças com três anos não consegue vaga numa escola pública. “O Estado abandonou completamente os apoios às famílias dentro do pré-escolar no ensino privado”, revela Susana Batista, presidente da ACPEEP.

"Agora é que se sente como as vagas em creches são manifestamente insuficientes"

Susana Batista, presidente da Associação Nacional de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular, diz que há uma grande falta de oferta de creches para a procura existente e que a gratuitidade das creches só veio revelar essa deficiência. Mas há ainda outro problema: as creches já existentes deparam-se com falta de recursos humanos: "Há uma grande falta de educadores de infância".

Assista à entrevista na TVI

O afunilamento de vagas gratuitas nas creches

Um dos objetivos da política pública de natalidade, que constam do programa do XXIII Governo Constitucional, passa por criar condições para que as famílias possam ter os filhos que desejam, permitindo-lhes desenvolver projetos de vida com maior qualidade e segurança, conciliando o trabalho e a vida familiar e pessoal.

Ler mais...

Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular acusa Governo de não dialogar com privados

Susana Baptista, presidente da ACPEEP, em entrevista à SIC Notícias, saúda a medida do Governo, mas estranha a ausência de resposta aos estabelecimentos privados. A responsável considera que é necessária a ajuda das creches particulares para garantir as 100 mil vagas e deixa uma garantia: "Nós conseguimos disponibilizar as nossas creches pelo mesmo valor".

Ler mais...