A "Falácia" das IPSS: Dois Pesos, Duas Medidas no Berçário Nacional?

Imagine duas creches na mesma rua. Ambas acolhem crianças da mesma idade, seguem as mesmas regras pedagógicas, servem as mesmas refeições e, muitas vezes, acolhem famílias da mesma classe média.

De um lado, temos a Creche A (Privada com fins lucrativos). Do outro, a Creche B (IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social).

À primeira vista, o serviço é idêntico. Mas, se levantarmos o capô da gestão financeira e fiscal, encontramos dois mundos que operam com regras de jogo radicalmente opostas. Será que ainda faz sentido tratar o "Setor Social" como uma caridade intocável quando este compete diretamente com a iniciativa privada?

Vamos analisar os factos.

Ler mais...

Falta Definição de um Plano Nacional de Educação para a Infância dos 0 aos 5 anos

O Governo português assumiu publicamente como uma das grandes prioridades políticas o investimento numa Educação de infância de Qualidade com garantia de acesso universal e gratuito a todas as crianças, independentemente do seu contexto socio-económico, desde a creche à educação pré-escolar, isto é, desde os 0 aos 5 anos. com a promessa de mobilizar para tal os setores público, social e privado.

Ler mais...

Creches em risco de abandonar o Programa da Gratuitidade

Governo não atualiza comparticipações de acordo com a inflação e com as atualizações salariais, nem paga os mesmos valores a todas as creches. Em causa estão mais de 6000 vagas que foram disponibilizados pelas creches privadas que aderiram ao programa da gratuitidade da Creche Feliz, para garantir a creche gratuita ao maior número possível de crianças a quem a lei concedeu esse direito.

Ler mais...

Necessidade de informação sobre o alargamento das creches gratuitas

A Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular, vem alertar para a necessidade de esclarecimento das famílias relativamente ao alargamento da gratuitidade das creches ao sector privado, a partir de janeiro de 2023, conforme tinha sido anunciado pelo Governo na Comunicação Social.

Ler mais...